Buscar
  • ACADEMIA ESPAÇO FÍSICO GV

RECADO PARA MULHERES QUE BUSCAM EMAGRECER

#ACADEMIAESPACOFISICOGV #EUFACOPARTE


A questão do emagrecimento é delicadíssima, ha uns dias foi amplamente discutida a viabilidade de se tomar remédios diante de mudanças comportamentais. No entanto, mesmo as mudanças comportamentais devem ser analisadas criticamente. Por exemplo, o senso comum sugere que emagrecer depende de déficit calórico, promovido pela combinação de muito gasto por meio de exercício e um alto déficit por meio de dietas restritivas. No entanto, esse desequilíbrio pode trazer diversas reações adversas. Nas mulheres isso é muito acentuado devido ao conceito de disponibilidade energética. Nelas, o desequilíbrio pode causar distúrbios no ciclo menstrual, como anovulação, oligomenorreia ou amenorreia. Como consequência há infertilidade, diminuição da massa óssea, aumento na prevalência de fraturas por estresse e alterações no sistema cardiovascular. É como se o corpo entrasse em alerta e suprimisse funções “não essenciais” de crescimento e reprodução para manter sua sobrevivência.

Por: Paulo Gentil


Em estudo recente, Lieberman et al. (2018) dividiram mulheres em 3 grupos, de acordo com a disponibilidade energética. Lembrando que uma baixa disponibilidade energética significa que você está gastando muito e/ou consumindo pouco (tipo o que acontece que se faz dieta restritiva e se mata de fazer exercício). Os resultados indicam que ter baixa disponibilidade energética não significa que a pessoa é mais magra inicialmente. Mais ainda, a baixa disponibilidade energética também não esteve associada ao emagrecimento!! Ou seja, a paranoia não parece tornar as pessoas mais magras. No entanto, apesar de não necessariamente emagrecer, as quedas na disponibilidade de energia foram associadas à interrupção do ciclo menstrual! Ou seja, se exercitar muito e comer pouco não parece ser uma boa estratégia de emagrecimento e, pior, ainda pode causar problemas menstruais. .

Agora você pode estar pensando que ficou num beco sem saída. Nada disso, o que parece estar realmente associado ao emagrecimento é melhorar a QUALIDADE da alimentação e realizar exercícios INTENSOS, pois esses sim tem efeito positivo no metabolismo, fazendo seu corpo melhorar a oxidação de gordura no repouso. .







0 visualização

© 207 por Laisson D. Pinheio. Orgulhosamente criado com Wix.com