Buscar
  • ACADEMIA ESPAÇO FÍSICO GV

MUSCULAÇÃO + AERÓBIOS - É MELHOR FAZER HIIT OU CONTINUO?

#ACADEMIAESPACOFISICO #EUFACOPARTE #GV

Essa pergunta é muito frequente e, apesar de haver diversos estudos sobre o tema (recomendo que naveguem pelo meu perfil para ver postagens anteriores), não conhecia algum em pessoas altamente treinadas. E isso é especialmente importante, pois em muitos esportes é necessário desenvolver várias capacidade físicas ao mesmo tempo! Portanto, seria importante achar a melhor combinação. Algumas pessoas vão sugerir a combinação de musculação e HIIT, já que dura menos e não há tanto conflito do sistema energético, já outras dirão que dois trabalhos de alta intensidade pode gerar excesso de estímulo. E agora? .

Para responder a questão, pesquisadores suecos (Petré et al., 2018), comparam a realização de musculação (2-6 séries de agachamento, com mais de 80% da carga máxima) com dois diferentes tipos de treino: Tabata (8-24 tiros) ou contínuo (40-80’ a 70% do VO2max). O estudo foi feito com jogadores de hockey e rugbi altamente treinados, e os treinos ocorreram 3x semana por 6 semanas, com musculação em primeiro. Ao final, os ganhos de força e o aumento no tempo até a exaustão foram similares para os dois grupos, mas a potência aeróbia (VO2max) aumentou apenas para o grupo que fez o HIIT. Houve pequenos aumentos de massa magra para os dois grupos, mas a gordura não se alterou, o que era esperado, já que estudo foi curto, sem controle rígido de dieta e em pessoas treinadas.

Ou seja, você economizar tempo fazendo o HIIT ao final da musculação e não terá prejuízos na força em relação a quem faz corridinha, mas ganhará mais potência aeróbia! Deixo algumas sugestões: 1) colocar o HIIT ao final do treino de musculação, mas usando músculos que não foram usados no dia, por exemplo, se fez membros superiores na musculação, o HIIT será de membros inferiores e vice-versa; 2) observe o tempo de descanso entre os treinos, por exemplo, se você fizer um HIIT com tiros máximos, espere 2-3 dias para treinar aquele músculo e 3) converse com seu nutricionista para ver se haverá necessidade de ajustes, seja para o caso de querer emagrecer, seja para ganhar massa muscular! Intensidade e inteligência geram bons resultados, vai por mim!


POR PAULO GENTIL

24 visualizações

© 207 por Laisson D. Pinheio. Orgulhosamente criado com Wix.com